O Curso livre de Extensão Cultural: Atuação Psicopedagógica na escola e na clínica apresenta:
- Histórico e Fundamentos da Psicopedagogia;
- Desenvolvimento, Cognição, Psicomotricidade e Afetividade do ser humano;
- Introdução à Psicanálise, Psicanálise de Crianças e Psicanálise de Adultos;
- Contribuições da Neuropsicologia à Docência e ao entendimento e manejo de casos com Distúrbios e Quadros Atípicos;
- Atuação do Profissional, diagnóstico, intervenção e muito mais.
Carga horária: 350 horas/aula, sendo:
a) 30% das horas presenciais (aos sábados ou terças-feiras das 20 às 22h) e
b) 70% das horas online (sugere-se que aqui uma organização de estudos, porém a oferta de conteúdo online é assíncrona, ou seja, a qualquer momento pode ser acessado, sendo esta somente uma sugestão).
Duração: 15 meses
Período: 21/10/2014 a 13/02/2016.
Modalidade: Semipresencial – Os cursos
semipresenciais são compostos por dez módulos e elaboração de monografia ou artigo científico (a critério), totalizando 350 horas/aula. Assim: o aluno estuda o conteúdo online por mês, realizando uma avaliação presencial no sábado subsequente ao término da disciplina (ou num dia da semana a ser definido na ocasião). Ao mesmo tempo, o estudante cursa as aulas presenciais das disciplinas, ou seja, o discente deve comparecer uma a duas vezes por mês na Policlínica a depender do calendário de sua turma. Para as turmas que optam por disciplinas ministradas durante a semana, duas noites das 20 às 22h e para os optantes aos sábados, o período de 4 horas será definido a posteriori (manhã ou tarde). A orientação de monografia poderá ser efetuada nos últimos três meses de curso de cada turma, sendo que, ocorrerá concomitantemente aos módulos finais.
Distribuição de horas semipresenciais: semipresenciais são compostos por dez módulos e elaboração de monografia ou artigo científico (a critério), totalizando 350 horas/aula. Assim: o aluno estuda o conteúdo online por mês, realizando uma avaliação presencial no sábado subsequente ao término da disciplina (ou num dia da semana a ser definido na ocasião). Ao mesmo tempo, o estudante cursa as aulas presenciais das disciplinas, ou seja, o discente deve comparecer uma a duas vezes por mês na Policlínica a depender do calendário de sua turma. Para as turmas que optam por disciplinas ministradas durante a semana, duas noites das 20 às 22h e para os optantes aos sábados, o período de 4 horas será definido a posteriori (manhã ou tarde). A orientação de monografia poderá ser efetuada nos últimos três meses de curso de cada turma, sendo que, ocorrerá concomitantemente aos módulos finais.
- 30% de horas (P) Presenciais = 105 horas/aula
- 70% de horas (O) Online = 245 horas/aula
- TOTAL = 350 horas/aula
Outubro/14 |
Novembro/14
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Dezembro/14
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Janeiro/15
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Fevereiro/15
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21/10 - P 25/10 - O | 08/11 – P 15/11 - O 22/11 - P 29/11 - O | 06/12 – P 13/12 – O | 17/01 - O 24/01 - P 31/01 – O | 07/02 - P 14/02 – O 21/02 - P 28/02 - O |
Março/15
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Abril/15
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Maio/15
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Junho/15
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07/03 – P 14/03 - O 21/03 - P 28/03 – O | 04/04 - P 11/04 – O 18/04 - P 25/04 - O | 09/05 - P 16/05 – O 23/05 - P 30/05 – O | 06/06 – P 13/06 – O 20/06 - P 27/06 – O | |
Julho/15 |
Agosto/15
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Setembro/15
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Outubro/15
|
Novembro/15
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04/07 – P 11/07 - O 18/07 - P 25/07 – O | 08/08 – P 15/08 – O 22/08 - P 29/08 - O | 05 - P 12 – O 19 - P 26 – O | 10/10 - P 17/10 – O 24/10 - P 31/10 – O | 07/11 – P 14/11 – O 21/11 - P 28/11 – O |
Dezembro/15 |
Janeiro/16
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Fevereiro/16
| ||
05/12 – P 12/12 – O 19/12– O | 16/01 – P 30/01 – O | 13/02 – P |
Obs.: Presenciais considerando os sábados, contudo, a depender da agenda coletiva criada com cada turma será eleito outro dia da semana a critério.
Público-alvo: Curso INDICADO a graduados com formação em pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física, terapia ocupacional, licenciados e outros profissionais de áreas afins que tenham formação superior e interesse em identificar os vários fatores que interferem no processo de ensino e de aprendizagem, em diferentes fases do desenvolvimento humano, com vistas para o trabalho psicopedagógico no ambiente escolar, clínico ou institucional.
Inscrição: até dia 20/10/2014
Valor das mensalidades:
- 15 x R$250,00 em cheques pré-datados.
- 15 x R$ 300,00 em cartão de crédito/débito ou boleto
bancário.
Matrículas:
2. Efetive o pagamento da taxa de inscrição;
3. Envie os seguintes documentos:
- 2 fotos 3x4;
- Cópia de RG e CPF (ou cópia autenticada do passaporte, quando estrangeiro);
- Cópia do comprovante de residência recente em nome do participante ou pais/cônjuge;
- Cópia frente e verso do diploma de graduação;
- Requerimento de matrícula/contrato de adesão assinados (solicitar à Brenda na Policlínica Edukaleidos através do email edukaleidos@gmail.com.br ou pessoalmente).
Observações: Para efetivar a matrícula, os documentos citados devem ser enviados via correio ou entregues diretamente na sede da Policlínica Edukaleidos no primeiro dia do curso ou em, no máximo, sete dias a contar da data de início do curso. O não recebimento no prazo implica em cancelamento da inscrição
"A certificação é dada a quem estiver presente em 75% das aulas presenciais, bem como entregar 75% das tarefas requeridas no curso.
É específica para atendimento do professor ao seu grupo escolar, trata-se de um aprimoramento docente frente às demandas da escola e, sobretudo, da sala de aula. O aluno será certificado em Psicopedagogia em Foco Escolar.
Para a certificação referente à clínica ou institucional haverá necessidade de estágio presencial de 80 horas que poderá ser feita sob supervisão na própria Policlínica Edukaleidos, também aos sábados. Assim, o aluno será certificado em Psicopedagogia Clínica ou Institucional, tendo 80 horas a mais de certificado." Não haverá despesas extras para o estágio.
Disciplinas |
C/H
| Conteúdo programático |
Aprendizagem e Autoria Psicopedagoga e Orientadora Vocacional Martha Alves |
30
| 1 Teorias da aprendizagem: concepções e representantes 1.1 Paradigma Comportamental 1.2 Paradigma Cognitivista 1.3 Paradigma Humanista 2 O que e como se aprende? 2.1 A relação entre informação, conhecimento e saber 2.2 Aprendizagem e gestão do conhecimento 2.3 Capacidades, habilidades e estilos de aprendizagem 3 O que é aprender e sujeito autor? 3.1 Aprendentes são muitos, autores nem sempre 3.2 Modalidade de Aprendizagem e Ensinagem 3.3 Sujeito ensinante e aprendente 3.4 Fazer-se aprendente 3.5 Função ensinante 3.6 A autoria de pensamento e a autonomia da aprendizagem 3.7 Aprendizagem Significativa: do conceito a prática 3.8 Mapas Conceituais: uma ferramenta de aprendizagem 4 Metacognição: Aprender e Ensinar 4.1 Significado e estratégias metacognitivas 4.2 Aprender a ensinar em uma perspectiva metacognitiva 5 Dificuldades e/ou Problemas de Aprendizagem 5.1 Histórico, Conceito e Classificação 5.2 Dificuldade de Aprendizagem ou de Ensinagem? |
Disciplinas | C/H | Conteúdo programático |
Contribuições da Neuropsicologia Profa. Ms. Marilene Lima |
30
| 1 - Bases neurológicas: como é nosso cérebro 1.1 Célula nervosa e seu funcionamento 1.2 As funções e vias de associação do córtex cerebral 1.3 A química do comportamento 2 - Transtornos Específicos: 2.1 Dislexia 2.2 Disgrafia 2.3 Disortografia 2.4 Discalculia 2.5 TDA/H 3 - Síndromes neurológicas 3.1 Síndrome de Gilles de la Tourette 3.2 Autismo e Síndrome de Asperger 3.3 Síndrome do X-frágil 3.4 Síndromes Genéticas 4 - Esclarecendo algumas patologias: 4.1 Gagueira 4.2 Epilepsia 4.3 Depressão 4.4 Esquizofrenia 4.5 Psicose Infantil 5 Tratamentos e encaminhamentos 5.1 Quando encaminhar a um neurologista 5.2 Que exames colaboram em um diagnóstico 5.3 Intervenções possíveis, condições necessárias |
Disciplinas | C/H | Conteúdo programático |
Da Oralidade à Leitura, a Escrita e suas Dificuldades no Processo de Letramento Pedagoga e Psicopedagoga Ana Paula Carvalho |
30
| 1 A Linguagem Oral e seu Desenvolvimento 1.1 Fatores que influenciam : ambientais e biológicos 1.2 A linguagem infantil – fases do desenvolvimento 2 Alfabetização e Letramento 2.1 Histórico, conceitos e fundamentos da alfabetização 2.2 Alfabetizar letrando: os métodos de ensino 3 Desenvolvimento da Consciência Fonológica à Escrita 3.1 A inteligência e a consciência lingüística 3.2 Níveis do desenvolvimento da escrita contribuições de Emília Ferreiro 4 Contribuições da Psicopedagogia nas Dificuldades de Leitura e Escrita 4.1 Diagnostico Psicopedagógico 4.2 Intervenções psicopedagógicas |
Disciplinas | C/H | Conteúdo programático |
Desenvolvimento, Cognição e Afetividade Psicóloga e Psicopedagoga Cláudia Balzano |
30
| 1 Desenvolvimento humano, cognição e a afetividade 1.1 Teorias do Desenvolvimento: ambientalista, inatista e interacionista 1.2 A interdependência entre: afetividade e cognição para a aprendizagem 1.3 O valor das ligações afetivas 1.4 Redes da aprendizagem: Prazer e Motivação – Desejo e Inteligência 2 O afeto e sua relação com a aprendizagem 2.1 A importância do afeto para o saber pedagógico e o aprender escolar 2.2 Psicanálise na Educação 3 Desenvolvimento Cognitivo 3.1 Estruturas da cognição no processo de aprendizagem 3.2 Teoria de Piaget 3.3 Teoria de Vygotsky 4 Inquietações afetivas, implicações cognitivas e obstáculos do aprender 4.1 Adaptação 4.2 Sintomas Psicossomáticos 4.3 Fobias diversas e Fobia Escolar 4.4 Agressividade 4.5 Transtorno Opositivo Desafiador – TOD 4.6 Transtorno Obsessivo Compulsivo – TOC |
Disciplinas | C/H | Conteúdo programático |
Família: Relações, Vínculos e Aprendizagens Profa. Ms. Marilene Lima Psicóloga e Psicodramatista Simone Xavier |
30
| 1 Família: suas configurações e funções 1.1 Berço da afetividade e do equilíbrio emocional 1.2 As identidades e as relações familiares 1.3 Os diferentes personagens da família 2 "Toda família é igual": há controvérsias 2.1 Autoridade: falar a mesma língua é bom 2.2 Rituais familiares 2.3 Respeito: não é unilateral 2.4 Capacidade de amar e cuidar 3 Relações vinculares 3.1 O Valor dos Vínculos: princípio das relações sociais 3.2 Vínculo materno e vínculo paterno 3.3 Outros vínculos parentais 3.4 Teoria do Vínculo: 4 Aspectos Familiares que favorecem o desempenho escolar 4.1 Os hábitos familiares 4.2 A interação entre pais e filhos 4.3 Práticas educativas: ensinar brincando 4.5 Ambiente cultural 4.6 Expectativas sobre os filhos 5 Família como ponto de partida para a aprendizagem 5.1 Primeira ensinante 5.2 As aprendizagens em família são suportes às outras aprendizagens 6 Repensando a Família frente às novas configurações: reflexões necessárias 6.1 Contexto familiar influencia o contexto escolar? Diálogos possíveis 6.2 A autoestima do aluno vem de casa, mas a escola a desenvolve? 6.3 A disciplina e a indisciplina: enfrentamentos da família e da escola 6.4 Famílias monoparentais, uma tendência secular |
Disciplinas | C/H | Conteúdo programático |
Psicanálise Profa. Ms. Marilene Lima (Psicoterapeuta e Ludoterapeuta) Profa. Ms. Sandra Branco (Psicanalista) |
70
|
2.1 O brincar e a psicanálise 2.2 As diversas correntes em ludoterapia psicanálise da crianças 2.3 Ludodiagnóstico e Intervenção ludoterápica 3. Psicanálise do Adulto 3.1 A fala como elemento de cura 3.2 As diversas correntes psicanalíticas 3.3 Psicanálise e a educação do educador |
Disciplinas | C/H | Conteúdo programático |
Pensamento Lógico Matemático – Recuperando o Pensar Profa. Ms. Marilene Lima |
30
| 1 Desmitificando o Pensamento Lógico Matemático 1.1 Pensamento e raciocínio lógico matemático 1.2 Aplicações cotidianas do raciocínio 1.3 Habilidades operatórias e matemáticas 1.4 Aprendizagem de matemática 1.4.1 A questão da memória e as outras competências 2 Da Aquisição da Linguagem Matemática à Construção dos Conceitos 2.1 Comunicar e compreender 2.2 Resolver problemas 2.3 Geometria na vida 2.4 Cálculo mental 3. Contribuições de Constance Kamii 3.1 De quem estamos falando 3.2 Da anomia a autonomia do pensar e agir 3.3 Os tipos de conhecimentos 3.4 A importância do erro 3.5 As construções necessárias 4 Do Medo ao Prazer 4.1 Dificuldades em matemáticas 4.2 Em que residem as dificuldades 4.3 Postura psicopedagógica e didática frente ao aprendente 4.3.1 Matemática e as inteligências múltiplas 4.3.2 A importância do jogo para as aprendizagens matemáticas 4.3.3 Atividades que desafiam o pensar ou que treinam a memória |
Disciplinas | C/H | Conteúdo programático |
Psicopedagogia: Histórico, Fundamentos e Atuação Pedagoga e Psicopedagoga Ana Paula Carvalho |
30
| 1 - Trajetória Histórica da Psicopedagogia: 1.1 Na Europa 1.2 Nas Américas: EUA e Argentina 1.3 No Brasil 1.4 ABPp 2 - Conceituação, objeto de estudo e bases epistemológicas da Psicopedagogia 2.1 Conceito e Caracterização 2.2 Objeto de Estudo 2.3 Campos de Atuação: Clínica e Institucional 2.3.1 Finalidades da Atuação 2.4 Teóricos 3 - Identidade do Profissional Psicopedagogo: 3.1 A formação: como ponto de partida 3.1.1 Construção Interdisciplinar 3.2 O olhar e a escuta psicopedagógica 3.3 Perfil, Competências e Habilidades 4 - Ética Profissional 4.1 Bases Legais: Regulamentação e o Código de Ética 5 - O psicopedagogo e os novos desafios educativos 5.1 O contexto educacional: a escola, que espaço é este? 5.2 A sala de aula: Processos e Práticas 5.3 Quando a aprendizagem não vai bem: dificuldades, problemas, distúrbios, disfunções, síndromes 5.4 A Psicopedagogia como instrumento da prática docente |
Disciplinas | C/H | Conteúdo programático |
Psicomotricidade no Desenvolvimento de Competências Acadêmicas Prof. Ahamed Mohamed Psicopedagogo e Psicomotricista |
30
| 1 Porque a psicomotricidade é importante? 1.1 Histórico, conceito e fundamentos 1.2 Elementos básicos da psicomotricidade 2 O corpo: a educação pelo movimento 2.1 Movimentos, agilidade e habilidades: atributos da competência motora 2.2 Competências motoras que implicam na linguagem, na escrita e na leitura 2.3 Como se aprende e se ensina através de atividades lúdicas 2.4 O desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem 3 Dialogando psicomotricidade e psicopedagogia 3.1 A Importância da Psicomotricidade no processo de Aprendizagem 3.2 Algumas atividades práticas: para auxiliar na sala de aula |
Disciplinas | C/H | Conteúdo programático |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC Profa. Ms. Marilene Lima e Psicopedagoga e Orientadora Vocacional Martha Alves |
40
| Elaboração do trabalho de conclusão de curso TCC ou artigo científico |
TOTAL DE HORAS |
350
| CURSO COMPLETO |
* O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.
* Disciplinas por ordem alfabética e não representam a sequência em que serão ofertadas no curso.
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